Body positivity: o que é? Entenda o movimento!
28/09/2021 0

Body positivity: o que é? Entenda o movimento!

Você já ouviu falar em body positivity? Sabe o que é? Este é um movimento que está cada vez mais em relevância, principalmente nas redes sociais. Mas, apesar do tema ser muito discutido atualmente, ele começou lá na década de 60, no qual seu principal intuito era combater a discriminação corporal.

Isso significa que, resumidamente, a sociedade não deve estipular um padrão social para corpos e sim prevalecer a aceitação de como cada pessoa é.

Bacana, não é mesmo? Entender sobre este movimento é compreender que a nossa autoestima não precisa depender de padrões impostos há muitos anos. Agora, vamos mergulhar um pouco nos principais conceitos deste movimento e como podemos melhorar nossa autoaceitação.

O conceito de body positive

Imagem de mulher posando para foto

O body positive funciona mais ou menos assim: tem celulite? Tudo bem. Estrias? Está tudo ok também. Qualquer fator deste tipo não deve influenciar o seu jeitinho de se amar.

Desde 1967, a ideia do movimento era combater a discriminação de corpos considerados aquém do padrão social. Com o passar dos anos, outras características também foram incluídas, como as doenças de pele, cicatrizes, cabelos brancos, formato do nariz, da boca e muitas outras.

A essência do conceito é ajudar as pessoas com estas e outras características a não desenvolverem distúrbios psicológicos, como de imagem corporal. No entanto, é preciso diferenciar o termo de aceitar-se com o de conformar-se.

Aqui, é importante mencionar que a sua condição te faz ser você mesma, mas não que você seja conformada em viver insatisfeita com ele. Aceitar as suas diferenças é entender que elas não são defeitos, mas sim suas características. Vamos entender melhor quais são os passos que podemos percorrer para alcançar essa autoaceitação.

Autoaceitação: como alcançar!

Imagem de mulher posando para foto ao ar livre

O processo de autoaceitação não é linear e acontece de forma diferente para cada um. Mas hoje, queremos te ajudar com algumas dicas de como conseguir enxergar beleza naquilo que te faz ser assim… Toda especial!

Comparação: deixe para o passado

Pois é: não se compare. Isso porque a comparação é uma atitude que pode fazer com que você permaneça triste por não conseguir ter características que outras pessoas têm. Então, deixe de lado a ideia de que estamos vivendo em uma eterna competição.

Ainda, caso você possui esse hábito, reflita: será que você não está se autolimitando? A sua beleza é importante, assim como a das outras pessoas, e ela é única!

Faça uma autoanálise

Imagem de mulher se olhando no espelho

Você conhece seus pontos positivos? Se precisasse listar algumas qualidades suas, você conseguiria? Normalmente, temos sempre na ponta da língua nossos defeitos, mas quando pensamos em qualidades, demoramos para encontrar respostas.

Valorize aquilo que você tem de bom. Pode até ser que outras pessoas tenham coisas boas que você não possui, mas certamente elas não tem algumas qualidades que são maravilhosas em você!

Evite se definir em padrões

Tentar se encaixar em um padrão pré-definido: evite a qualquer custo. Seguir pessoas “perfeitas” nas redes sociais é uma ação que pode te influenciar indiretamente, sabia? Por isso, que tal seguir perfis que se parecem mais com o seu? Já é um ótimo recomeço.

Corpos malhados, trincadinhos, rostos sem rugas e todo simétrico: eles invadem nosso feed. Procure por pessoas reais, que tenham vidas reais e que são adeptas do body positivity.

Fique longe da balança

Algumas mulheres vivem na luta contra a balança e vivem verificando seu peso constantemente. Isso não é uma atitude saudável, ainda mais se você estiver tentando emagrecer.

Caso você esteja em busca de perder peso, saiba que o processo de emagrecimento leva tempo e acontece de forma diferente para cada um. Procure ajuda médica e respeite o seu processo. Você irá se sentir muito melhor!

Valorize-se

Sabemos bem certinho sobre o que gostaríamos de mudar em nosso corpo, mas talvez a nossa maior dificuldade seja agradecer pela saúde e pelos movimentos que ele nos proporciona. Somente mude aquilo que você não gosta, mas não dê poder ao julgamento alheio.

Evite o excesso de preocupações

Não viva uma vida infeliz só porque você não tem o abdômen todo definido. Muitas pessoas passam horas na academia e se tornam reféns de padrões atuais que veem na internet. Algumas delas tornam suas dietas absurdamente restritivas para tentar alcançar este corpo idealizado, o que não é saudável.

A alimentação é um dos prazeres do ser humano, e não deve ser uma preocupação excessiva. Aqui, a palavra de ordem é moderação e equilíbrio.

Fique longe de pessoas tóxicas

Sim, as pessoas tóxicas existem e podem te influenciar negativamente! Por todo o canto tem alguém pronto para minar nosso dia, com comentários maldosos, tendenciosos, sempre dispostos à posturas críticas.

Não aceite este tipo de relacionamento, seja entre familiares, amigos ou parceiro. Tenha por perto pessoas que te apoiem e contribuam para você ser cada dia melhor dentro daquilo que já é.

Então, gostou de conhecer o conceito do movimento e dicas para começar a se amar mais? Continue a leitura e veja os benefícios disso tudo!

Benefícios do body positivity

Os psicanalistas enxergam com bons olhos o movimento, porque ele contribui para que as pessoas desenvolvam o amor-próprio e se aceitem. Assim, ele promove melhor qualidade de vida, melhorando até mesmo aspectos como humor, saúde mental, ansiedade e depressão. Você pode conferir um pouco mais sobre esta abordagem psicanalista clicando aqui.

E você, consegue ter um pensamento positivo diante do seu corpo ou ainda encontra dificuldades em se amar? Ele carrega inúmeras marcas de situações pelas quais você passou e que te fortaleceram. Por isso não tenha vergonha sobre si mesma!

A Ana Maya Curves se preocupa em te ajudar neste processo de autoaceitação, por isso, semanalmente publicamos conteúdos informativos para que você se sinta ainda melhor. Agora, que tal dar uma conferida no nosso site, na sessão de moda praia e se preparar para mostrar esse corpão que você tem?

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.