Look xadrez feminino: saiba como usar a tendência
03/06/2022 0

Aprenda a montar look usando xadrez para tirar a estampa do armário!

A estampa xadrez é um verdadeiro clássico da moda. Ela aparece em diferentes contextos e estações, o que a torna verdadeiramente atemporal.

As produções com essa estampa esbanjam elegância, modernidade, e claro, muita personalidade. Além disso, o simbolismo por trás do xadrez, que aparece em peças de roupas, acessórios e sapatos, passou por repaginações e acompanhou as tendências de cada geração e temporadas fashionistas.

Do clássico ao moderno, o look xadrez feminino marca presença por onde passa, ganhando destaque por suas linhas e formas em evidência. Mas o que realmente torna a estampa um dos maiores clássicos da moda, é sua versatilidade em criar produções, desde looks casuais até os formais.

Mas como será que a estampa apareceu na moda? Onde surgiram as primeiras produções? Continue lendo e confira tudo sobre a origem da estampa e como utilizar o xadrez em diferentes looks. Vamos lá?

O xadrez e a moda: como tudo começou?

Ainda não existem estudos que comprovem quando exatamente o xadrez surgiu, porém o que se sabe é que a estampa está presente há muito antes de Cristo nos vestuários, sendo que os Celtas foram o primeiro povo a utilizá-la.

No entanto, foi apenas no século XVII que a estampa ficou conhecido popularmente. Desde então, o xadrez vem passando por diversas repaginações que marcaram a história da moda. Variações como tartan, pied-de-poule, vichy, argile e pied-de-coq marcam presença até hoje.

tipos de estampas de xadrez em icones redondos lado a lado

Mas não podemos negar que, mesmo com as tendências de corte e modelagem de cada temporada, a padronagem não perde a elegância e a autenticidade em cada detalhe e desenho, não é?

Caso você ainda tenha peças em xadrez guardadas no armário, chegou a hora de tirá-las e montar diversas produções utilizando a estampa!

Leia também mais sobre o estilo clássico e veja como aplicá-lo em seus looks de um jeito descomplicado!

Dicas para montar um look xadrez feminino: inspire-se!

Não há nada mais vintage do que o xadrez. Ele é um dos maiores ícones na moda. São inúmeros tipos de xadrezes para garantir produções incríveis e icônicas. Quer saber como montar um look xadrez feminino digno de fashionistas? Então confira nossas dicas:

Camisas xadrez

Foi-se o tempo em que as camisas em estampa xadrez eram usadas apenas em períodos de festa junina. Atualmente, a peça é uma das maiores protagonistas de produções incríveis, sem contar que são roupas atemporais que entregam muita versatilidade.

Um dos padrões mais tradicionais são as peças com estampa vermelha e preta. Com elas, é fácil criar qualquer visual, seja um estilo criativo ou até mais despojado. Calças, shorts, jeans, vestidos, botas ou tênis... tudo combina muito bem com a peça!

colagens de 3 fotos lado a lado de 3 mulheres usando looks com camisa xadrez

Outra estampa curinga é a camisa xadrez dupla cores, um combo perfeito e prático na hora de montar look com partes de cima. É uma combinação que poderá te acompanhar em todas as ocasiões, como em eventos de trabalho ou até para um encontro com as amigas! É só usar a criatividade, adicionar acessórios e renovar o astral do look.

Para produções de verão com um estilo mais sexy, basta apostar em bermudas jeans com camisa xadrez, e, nos pés, um tênis ou rasterinha e VOILÁ! Criou uma produção moderna e, ao mesmo tempo, despojada.

Já para os dias de inverno ou para montar um office look, você pode optar por uma calça skinny preta e acessórios com pedras que realcem a produções e reforcem o efeito elegante do visual.

Vestidos em estampa xadrez

Os looks com vestido xadrez são sinônimos de versatilidade e praticidade. São peças-chave capazes de criar inúmeras opções de produções, protagonizando um visual para lá de rico e modernizado.

Isso porque a estampa windowpane se destaca como a padronagem da vez na moda, com seu minimalismo em detalhes e linhas. Dessa forma, seja para um look para o dia ou para a noite, o vestido xadrez pede um mood mais minimalista, com acessórios que os ajudem a realçar a produção.

colagens de 3 fotos lado a lado de 3 mulheres usando vestidos com estampa xadrez

Você pode usar modelos de t-shirt em cores neutras por baixo da alça do vestido, para construir uma produção mais descontraída e atualizada. Blazeres e coletes são opções para o inverno, ajudando a incrementar o look de um jeito leve e sofisticado.

Calça xadrez

As cores neutras de calças de estampa xadrez são super fáceis de combinar, tanto com roupas em tons de preto e branco ou até em cores mais vibrantes como o laranja, rosa e verde. Com elas, você pode apostar em diferentes estilos de blusas, coletes e casacos. A nossa dica é: brinque com as cores complementares, os tons terrosos e sóbrios estão em alta nessa temporada!

colagens de 3 fotos lado a lado de 3 mulheres usando looks com calça xadrez

Os looks com calças branco e preto são versatilidade na certa, pois podem te acompanhar em todas as estações. Para isso, basta apostar em acessórios que funcionam com cada clima e criar inúmeras possibilidades de produções.

Blusas com estampas em xadrez

As blusas são os verdadeiros: 1 peça, vários looks! Elas conseguem se destacar em qualquer ocasião, tornando-se as maiores protagonistas, seja qual for o visual. Aqui você tem diferentes oportunidades de combinações, com mistura de cores, sobreposições e estampas que formam um mix impecável com a peça.

Se você está procurando por uma peça curinga para seu armário, a blusa xadrez é a alternativa! Para os dias de verão, coloque as pernas para fora e aposte em shorts jeans e de alfaiataria, ou até as queridinhas calças jeans, caso queira uma produção mais casual.

colagens de 3 fotos lado a lado de 3 mulheres usando looks com blusas xadrezes

Mas se o momento precisar de um look mais elaborado, as calças pantalona e saias midi são as melhores opções: é só se divertir criando!

E aí, gostou das nossas dicas? Conseguiu encontrar inspirações para criar um look xadrez feminino com estilo e personalidade? Trouxemos uma dica extra: as peças com essa estampa formam combinações incríveis quando são adicionadas às saias plissadas. Pensando nisso, preparamos um post para te ajudar a usar esse modelo de saia e mesclar diferentes estilos. Acesse aqui e confira!

Se nosso post serviu de inspiração para você, compartilhe com seus amigos nas redes sociais e continue aqui, navegando por nossos assuntos sobre moda. Te vejo no próximo post!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.